Projeto na Av. Alexandrino de Alencar vai melhorar tráfego viário

Melhorar e evitar a saturação do tráfego em um dos principais cruzamentos da cidade e garantir com que essa nova realidade seja mantida, ao menos, pelos próximos 10 anos.

Com esses objetivos, a Prefeitura de Natal realizará a obra de construção da “trincheira” no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar com Salgado Filho.

Os estudos realizados pela gestão municipal apontam que até 2033 a projeção é de que o tráfego de veículos no trecho passe dos atuais 65 mil/dia para 95 mil/dia.

Além dessas avenidas, a trincheira deve dar mais fluidez ao trânsito nas avenidas Rui Barbosa, Romualdo Galvão e Prudente de Morais. O investimento gira em torno de R$ 25 milhões e a licitação para a obra será realizada no próximo dia 20.

Os recursos são oriundos do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com uma contrapartida da Prefeitura de Natal e o cruzamento entre as avenidas sofrerá intervenções por cerca de nove meses.

O túnel que passará sob a avenida Salgado Filho, no cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar, vai eliminar o semáforo atual, de três tempos, garantindo a fluidez do tráfego.

A administração municipal ainda vai se mobilizar para diminuir os impactos à população durante a obra. Os locais a serem utilizados como desvios e que passarão por obras de adequação são, de acordo com a secretária Daliana Bandeira, da Secretaria de Mobilidade Urbana – STTU, a prioridade para a Prefeitura.

Os pontos principais envolvem vias como as avenidas Alberto Maranhão e Romualdo Galvão, que receberão a operação tapa-buraco e nova sinalização de orientação. “As avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha também recebem o mesmo tratamento e ajustes”, explica Daliana Bandeira.

Uma nova pavimentação asfáltica será feita na rua Jaguarari, do Barro Vermelho até a Nevaldo Rocha, e na São José, da Nevaldo Rocha até a Lima e Silva. “Decidimos recapear esses locais para que eles possam ser readequados e passem a ter a capacidade de receber o volume de veículos que serão orientados a desviar da obra da Salgado Filho com a Alexandrino”, antecipa.

Ainda segundo a STTU, também haverá mudanças no tráfego desses pontos chamados de desvios. “Um ponto importante é que no trecho entre a Lima e Silva e a Nevaldo Rocha, tanto a Jaguarari como a São José vão se tornar vias de mão única. Para isso vamos implantar binários. Ou seja, a Jaguarari, nesse ponto, passa a ser mão única no sentido centro-bairro e a São José, também no mesmo trecho, se tornará mão única no sentido bairro-centro”, explica a secretária.

Na área da obra, existe a possibilidade de que uma das faixas permaneça livre no trecho (tanto na Salgado Filho quanto na Alexandrino de Alencar) e que o local seja totalmente interditado apenas em dias em que haja real necessidade da medida e, prioritariamente, nos fins de semana, quando o tráfego é reduzido.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal também realizará uma intensa campanha de esclarecimento, incentivando aos motoristas para que utilizem as vias alternativas propostas pelos desvios. Além disso, o projeto não redundará em gastos com nenhuma intervenção na área pertencente ao Exército. Apenas havia uma previsão de sinalização, caso a área em questão tivesse que ser usada para desvios, mas esta ideia já foi descartada.

A Prefeitura de Natal também está levando em consideração os pedestres. Todo o local será adaptado com calçadas e sinalização, garantindo a acessibilidade e segurança das pessoas que andam pelo local.

Recursos da obra não podem ter outro destino

Os recursos previstos para a obra da trincheira no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar com Salgado Filho são oriundos do governo federal e terão que ser devolvidos, caso os trabalhos não sejam realizados.

De acordo com o convênio formalizado com a União para a execução do projeto (nº 925200/2021), o objetivo específico do recurso é a obra específica. Não há permissão para o uso dos valores em qualquer outra destinação.

A obra, que prepara a infraestrutura de tráfego de Natal para o futuro, tem como metas primordiais a construção da trincheira da av. Alexandrino de Alencar, desobstruindo o cruzamento com a Hermes da Fonseca, que passaria a ter sua pista livre, e a estruturação de novas vias de tráfego, com recapeamento das avenidas Jaguarari, São José e Alberto Silva. A licitação já marcada vai contemplar ambas as metas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s