Solenidade na Câmara de Natal marca Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, a Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (07), uma solenidade para celebrar as mulheres que contribuem para o desenvolvimento da capital potiguar.

Chefes de família, professoras, empreendedoras, religiosas, advogadas e lideranças comunitárias são alguns dos perfis das homenageadas da noite que, representando todas as mulheres da cidade, receberam dos parlamentares a Comenda Júlia Alves Barbosa.

A solenidade foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, que é composta pelas vereadoras Júlia Arruda (PCdoB), Nina Souza (PDT), Camila Araújo (União Brasil), Brisa Bracchi (PT), Margarete Régia (PROS) e Ana Paula (SD). A cerimônia foi presidida pelas vereadoras presentes na Casa.

Ao fazer uso da palavra, a presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, vereadora Júlia Arruda, lembrou que a data tem origem na luta feminina por melhores condições de vida e trabalho. Segundo ela, é importante saber disso porque diferente de outras datas no calendário essa foi criada pelos movimentos sociais. “Por isso, os eventos do Dia Internacional da Mulher não podem esconder a opressão vivida por muitas mulheres ao longo da história. Cabe, então, às mulheres trabalhadoras manter essa memória viva”. 

O prefeito interino de Natal Eriko Jácome expressou sua homenagem às mulheres natalenses. “É uma honra participar dessa cerimônia tão significativa que celebra a luta e a conquista das mulheres em todo o mundo. Por isso, estou aqui para participar e expressar todo o meu reconhecimento, gratidão e apoio às mulheres da nossa cidade”, comemorou. 

Na sequência, o presidente interino da Câmara Municipal de Natal, vereador Hermes Câmara (PTB), disse que não poderia deixar de estar junto da bancada feminina da Casa e expressar a alegria de comemorar a data, lembrando a luta das mulheres que já alcançaram tantas vitórias. “Hoje também é dia de enaltecer nossas mães, esposas, filhas, avós e tias que tanto fizeram por nós. Pessoas fundamentais na vida da gente e que merecem todas as honrarias”. 

Representando a Assembleia Legislativa do RN, a deputada estadual Terezinha Maia (PL) parabenizou o Legislativo natalense pela iniciativa. “As mulheres que estão aqui representam as lutas por suas famílias e suas comunidades, personalidades que trabalham por uma sociedade mais justa e colocam em prática ações que ajudam Natal e o Rio Grande do Norte a crescerem politicamente, economicamente e socialmente”, pontuou a parlamentar. 

A secretária estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Olga Aguiar, discursou em nome das homenageadas. “O 08 de março é dia de celebrar avanços, recordar batalhas e refletir sobre o tipo de sociedade que queremos. Não foi à toa que chegamos até aqui. Vejo neste plenário a diversidade das mulheres reverenciadas pelos seus feitos. Isso mostra a imensa contribuição que a população feminina oferece em todos os segmentos sociais. Mostra, também, a necessidade de lutarmos todos os dias por justiça e equidade de gênero em Natal, no Rio Grande do Norte, no Brasil e no mundo”, defendeu Olga, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra. 

Entre as homenageadas estava a deputada federal Natália Bonavides (PT), que falou da sua satisfação em retornar à Câmara Municipal de Natal para receber uma honraria. “Foi neste Legislativo que dei início a minha trajetória parlamentar e fico muito feliz de estar aqui numa solenidade tão simbólica, pois destaca uma data de muita força e simbolismo. Trata-se de um dia de luta por direitos. Aliás, uma luta que precisa ser constante, haja vista que no menor descuido os direitos das mulheres são atacados”.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Joventina Simões, declarou que o reconhecimento de sua trajetória pelos representantes do povo de Natal é motivo de muito orgulho. “Recebo esta comenda com enorme satisfação porque ser mulher significa enfrentar desafios a vida inteira. Por exemplo, o IHGRN é a instituição cultural mais longeva do estado e em 120 anos de existência eu sou a primeira mulher a presidi-lo. Dito isso, agradeço as manifestações de apreço e espero que seja cada vez mais comum mulheres ocuparem postos de comando nas instituições”, concluiu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s