Paulinho Freire deixa presidência e Ériko Jácome assume quarta-feira

O presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Paulo Freire (União Brasil), renunciará ao cargo na quarta-feira (25) para assumir mandato de deputado federal em 1º de fevereiro, em Brasília (DF), assumindo em seu lugar o primeiro vice-presidente, vereador Eriko Jácome (MDB). Em decorrência da vacância, no mesmo dia os 29 vereadores voltam a se reunir, embora tenham até cinco dias depois, conforme o Regimento Interno da Casa, para eleger o novo primeiro vice-presidente em votação nominal aberta, admitida a apresentação de candidatura avulsa.

O que se fala é que os vereadores Felipe Alves e Hermes Câmara pleiteiam a primeira vice, mas para concorrer à eleição teriam de renunciar aos cargos que já ocupam na mesa da CMN.

Os demais cargos de  segundo e terceiro vices são ocupados desde 1º de janeiro pelos vereadores Hermes Câmara e Brisa Bracchi (PT). 

Os vereadores Aldo Clemente (PSDB),  Felipe Alves (União Brasil), Camila Araújo (União Brasil) e Anderson Lopes (Solidariedade) ocupam, respectivamente, os cargos de primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.

Além da eleição para complementar a mesa, depois da abertura do ano legislativo em 15 de fevereiro, os  líderes de partidos que integram a CMN também vão indicar os membros das Comissões Permanentes, da qual não poderão compor os dirigentes da mesa.

Em tom de despedida, Paulo Freire diz “ter muito orgulho e gratidão por trabalhar ao longo de mais de 30 anos a serviço de Natal, minha cidade que tanto amo. Nos meus seis mandatos como vereador sempre busquei defender pautas importantes, que impactaram diretamente na melhoria da qualidade de vida da população natalense, com atenção especial para a geração de emprego e renda, fortalecimento do turismo,  do empreendedorismo, apoio ao esporte, políticas públicas em defesa da saúde, com atenção especial ao idoso e pessoas com deficiência, valorização da carreira dos servidores municipais, dentre tantas outras bandeiras”.

Ao fim de cinco gestões como presidente da Casa, Freire afirma que em todas contribuiu para “uma vasta produtividade legislativa e projetos que ajudaram a engrandecer o nosso município e melhorar a vida das famílias natalenses”. 

Freire cita como marcos importante, na última legislatura, a aprovação do novo Plano Diretor de Natal, “amplamente debatido junto à sociedade através de várias audiências públicas e que contou com o acompanhamento de uma comissão especial da CMN ao longo do processo”.

“Saio da Câmara de Natal com o sentimento de dever cumprido, mas muito motivado e ciente da minha responsabilidade em continuar trabalhando com seriedade, honestidade e compromisso com a população potiguar”, acrescentou Freire, que levanta o municipalismo como bandeira, em Brasília: “Serei um deputado federal municipalista, que vai defender os interesses dos municípios do RN na Câmara Federal. Estou me afastando da Câmara de Natal, mas o meu gabinete sempre estará aberto à população natalense, aos vereadores e vereadoras e a todos que desejam contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”.

Com a renúncia de Freire, o futuro presidente Eriko Jácome afirma que “pretende dar continuidade ao que já vem sendo executado por Paulinho Freire”.

Jácome disse, ainda, que desde o ano passado vem se reunindo com o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para definir e alinhar posicionamentos e projetos para a melhoria de Natal. “Queremos escutar a população e os vereadores, para que juntos, possamos exercer um novo biênio repleto de oportunidades e crescimento para toda Natal”, acrescentou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s