Reeleito por aclamação na AMOP, Rivelino Câmara fortalece liderança política

O prefeito de Patu, Rivelino Câmara (MDB), foi reconduzido à presidência da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP) em eleições consensuais realizadas nesta segunda-feira, 16. Ele continuará no comando da entidade por mais dois anos – biênio 2023-2025.

A renovação do mandato é consequência da liderança política de Rivelino Câmara na região do Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A entidade, inclusive, surgiu de uma ideia sua para fortalecer o movimento municipalista na região. Foi ele que visitou os prefeitos dos mais de 40 municípios oestanos para convencer a criação da AMOP, mostrando a importância de contar com uma entidade comprometida com a luta municipalista.

A AMOP foi fundada em janeiro de 2021 com a participação de 32 prefeitos. Hoje, a entidade tem em seus quadros 42 municípios filiados. Para Rivelino, esse crescimento é justificado pela ação e conquistas que a entidade conseguiu nos últimos dois anos. Os gestores acreditaram na proposta e se somaram ao grupo fundador.

Numa entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, logo no início das atividades da AMOP, Rivelino reforçou o discurso da luta municipalista, afirmando que naquele momento estava estruturando a entidade para fortalecer a ação regional. Ele instalou a sede na cidade de Pau dos Ferros, como ponto de base dos trabalhos da AMOP.

A liderança de Rivelino Câmara ganhou força no período em que a pandemia da Covid-19 atingiu fortemente o RN. Ele liderou um movimento na região para que o Governo do Estado adotasse medidas regionalizadas, ou seja, levando em consideração o cenário de cada região. A governadora Fátima Bezerra (PT) acatou a ideia e passou a adotar medidas, por meio de decretos, que pudessem melhor atender a cada região.

O presidente da AMOP avançou em pautas importantes, como a formação de consórcios de municípios para fortalecer a saúde pública na região Oeste. A ideia da gestão estadual ganhou força no Oeste, com a ideia das policlínicas.

Também foi Rivelino Câmara que liderou o movimento de prefeitos oestanos por investimentos nos municípios com recursos federais, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. E isso aconteceu. O então ministro Rogério Marinho contemplou toda a região com recursos federais. A própria AMOP foi beneficiada com uma máquina perfuratriz, que já perfurou mais de 100 poços em toda a região.

Política

Rivelino Câmara ganhou força política, tanto que ele liderou os apoios de prefeitos à candidatura vitoriosa de Rogério Marinho ao Senado da República. Marinho foi muito bem votado na região liderada pela AMOP.

Ele também deu sustentação à campanha de reeleição da governadora Fátima Bezerra. Rivelino costurou o apoio de prefeitos, conseguindo que os gestores ficassem com Rogério Marinho, em chapa de oposição, e com Fátima para o governo em outra chapa.

Diretoria

A nova diretoria da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar é composta por 13 prefeitos, tendo Rivelino Câmara, de Patu, como presidente, e Marianna Almeida, de Pau dos Ferros, como 1ª vice-presidente. Veja a formação:

Presidente Rivelino Câmara, prefeito de Patu;

1ª Vice-Presidente: Marianna Almeida Nascimento, de Pau dos Ferros;

2ª vice-presidente: Maria Elce, de Major Sales;

1º secretário: Alan Jefferson da Silveira Pinto, de Apodi;

2º secretário: Salomão Gurgel Pinheiro, de Janduís;

1º Tesoureiro: Francisco André Regis Júnior, de Itaú;

2º Tesoureiro: Francisco Bruno Ferreira da Costa, de Rafael Fernandes.

Conselho Fiscal – titulares:

– Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, de Riacho da Cruz;

– Raimundo Nonato Dias Pinheiro, de Umarizal;

– Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, de Campo Grande;

– José Adolfo da Silva Neto, Francisco Dantas;

– Maria Helena Leite Queiroga, de Olho D’água do Borges;

– Davi Cássio Fernandes da Silva, de Riacho de Santana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s