Fecomércio RN e Prefeitura de Natal reúnem empresários do trade turístico para apresentar projeto de enrocamento de Ponta Negra

A Fecomércio RN, por meio da Câmara Empresarial do Turismo, realizou nesta quarta-feira, 09, uma reunião com representantes do trade turístico e a Prefeitura de Natal onde foi apresentado o projeto de enrocamento da orla urbana da praia de Ponta Negra. A Licença de Instalação e Operação (LIO) para o início das obras já foi concedida pelo Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (IDEMA).

De acordo com secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a Prefeitura já deu início à demarcação do canteiro de obras do enrocamento. “O terreno está localizado na Via Costeira, nas proximidades do Hotel Serhs, e vai contar com uma fábrica de concreto para produzir os blocos pré-moldados que serão utilizados nos muros de proteção costeira, estrutura que dará suporte ao alargamento da faixa de praia”, explicou o titular da pasta ambiental. 

Ao todo, serão produzidos 19 mil blocos de concreto tipo “lego”. A montagem começará a ser feita da Via Costeira no sentido da praia de Ponta Negra, indo ao encontro do enrocamento já construído nas proximidades do Morro do Careca.  

Essa estrutura terá mais 1.173 metros de extensão e a conclusão das obras prevista pela Prefeitura é de seis a oito meses. De acordo com o secretário adjunto de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), Bruno Dias, a primeira etapa será feita de pequenos trechos, sem que seja necessário interditar a praia. 

Engorda 

“Após isso, será dado andamento à engorda da faixa de areia da praia, com alargamento em até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca”, acrescentou o secretário da pasta de infraestrutura. O gestor explicou que nessa fase também haverá, concomitantemente, a readequação do sistema de drenagem.  

Para dar conhecimento à população sobre o andamento da obra, será realizada no próximo dia 17 de novembro, às 9 horas, no Hotel Praia Mar, uma audiência pública para apresentar os projetos feitos pela empresa paulista TetraTech, com debate junto às associações da praia de Ponta Negra e representantes da sociedade civil, bem como outros interessados.  

O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Costa, pontuou que a obra vem sendo aguardada com muita expectativa pela classe empresarial.  

“Todos nós sabemos da atual condição em que se encontra o calçadão de Ponta Negra. Essa obra é fundamental para conter o avanço da deterioração já existente em nossa orla. Natal é uma cidade que se desenvolve impulsionada pelo turismo”, salientou o empresário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s