Formado no PSG, ex-aluno é selecionado para trabalhar em Portugal por meio do Senac Empregabilidade

Mais de 1,3 milhão. Esse é o número de pessoas desempregadas no Rio Grande do Norte em 2022, de acordo com a divulgação do governo federal no início de junho. Entre as causas para o índice, a baixa qualificação profissional e um recrutamento assertivo das empresas são apontados como fatores que colaboram para a taxa negativa. Instituição que tem como missão educar para o trabalho, o Senac RN investe em iniciativas que, colaboram na redução desses déficits e, paralelamente, tem beneficiado alunos e ex-alunos da instituição, como é o caso do auxiliar de cozinha, Luiz Barbosa.

Aluno do Programa Senac de Gratuidade – iniciativa que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas de baixa renda –  Luíz concluiu o curso de Auxiliar de Cozinha em 2019, mas antes disso, graças a rede de contatos que fez com a turma, conseguiu um emprego em um dos maiores restaurante da capital potiguar, o Camarões. Na época, alguns colegas de turma que eram funcionários do restaurante e faziam o curso para aperfeiçoamento das habilidades o indicaram para a vaga.    

A trajetória profissional na área da gastronomia seguiu com a abertura de uma Marmitaria logo após ter ficado desempregado, no auge da pandemia Covid. Mas, em março de 2022, Luís viu novamente sua vida tomar novos rumos, através do Senac. Ele foi um dos ex-alunos da instituição contatado pelo Senac Empregabilidade, serviço gratuito que tem como objetivo orientar e encaminhar alunos aprovados e estudantes do Senac RN para as vagas de estágios ou vagas efetivas no mercado de trabalho.  O contato foi para perguntar se Luíz tinha interesse em participar de um processo seletivo para trabalhar no setor hoteleiro em Portugal. Luíz decidiu participar do recrutamento, foi aprovado em uma disputa com mais de 40 candidatos e embarcou no último dia 30 para o país lusitano.    

A oportunidade de trabalhar em um outro país, enriquecer o currículo, experimentar novas realidades e culturas, além de proporcionar um apoio financeiro maior à família, fez Luíz ingressar nesse desafio que, segundo ele, está plenamente preparado para vivenciar.    

“Eu me considero apto, pois o curso que fiz no Senac nos preparou com todo os conhecimentos e práticas necessárias para serem usadas em qualquer cozinha, seja ela industrial, hoteleira e várias outras. O curso é muito completo, nos ensina tudo o que o mercado atual exige. Além disso, no Senacaprendemos sobre profissionalismo, recebemos orientações sobre comportamentos no ambiente de trabalho”, explica. 

Além de Luíz, outros seis ex-alunos encaminhados pelo Senac Empregabilidade foram aprovados no mesmo processo seletivo e irão morar e trabalhar em Portugal pelos próximos quatro meses, cumprindo um contrato de experiência. Após esse período, eles poderão avaliar se continuam ou não no país. Independente da decisão, ele ressalta sobre a boa perspectiva que a oportunidade trouxe à carreira profissional.  

“Meu desejo agora é colocar em prática todo o conhecimento que adquiri aqui e junto com tudo o que irei aprender lá em Portugal continuar me aperfeiçoando na área da gastronomia e avançando em minha trajetória”. 

Atualmente, o Senac Empregabilidade conta com um banco com mais 1.800 empresas cadastradas. Diariamente o serviço recebe anúncios de vagas de trabalho dessas empresas, que se cadastram no serviço com preferência em recrutar candidatos que tenham sido formados na instituição.

Published by

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s