Prefeitura de Natal inaugura novas instalações da Maternidade Araken Pinto

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias inaugurou, nesta sexta-feira (15), as novas instalações da maternidade Dr Araken Irerê Pinto, ampliando a capacidade da unidade, que passa a funcionar com 63 leitos, na antiga sede do Hospital Municipal, em Petrópolis. Cerca de 600 profissionais de saúde estarão à disposição da população a partir da próxima segunda-feira (18).

“Esse é um avanço muito grande para Natal. Saímos de instalações que não eram mais adequadas para um local com toda a infraestrutura para atender as mulheres da nossa cidade”, explicou Álvaro Dias.

O prefeito relembrou que, apesar de todos os desafios econômicos, da pandemia e das últimas chuvas que caíram na cidade, a gestão não parou. “Nós seguimos em frente com muito otimismo. Vamos investir cada vez mais e teremos também, em breve, o melhor hospital do Nordeste”, comentou, referindo-se ao projeto do Hospital Municipal que será erguido em um terreno no prolongamento da avenida Prudente de Morais.

A mudança no funcionamento da maternidade vai proporcionar mais qualidade no atendimento às parturientes natalenses, uma vez que, além da ampliação das vagas,  melhora o fluxo da assistência na internação e no procedimento de parto. Além disso, os serviços de promoção à saúde das gestantes poderão ser ampliados.

“Agradeço ao prefeito pelo olhar de respeito com o povo, principalmente com a mulher. E isso envolve até mais que a população de Natal, uma vez que atendemos muito mais que as pessoas da capital. Com o Araken estamos reestruturando toda a rede e ampliando o número de leitos na cidade”, festejou o secretário de saúde, George Antunes.

Reforma

A unidade de saúde passou por reformas estruturais e elétricas passando de 38 para 63 leitos, sendo 50 de internação, nove vagas em UTI, três salas de cirurgia e um pronto atendimento voltado à gestante em trabalho de parto, projetado para a atenção humanizada.

A Maternidade dispõe de oito leitos de pronto atendimento obstétrico, dois consultórios, uma sala de pré-parto e parto, um leito de estabilização e salas para ultrassonografia e cardiotocografia no andar térreo, 25 leitos de enfermaria pós-parto para tratamento clínico da gestante e quatro leitos de clínica cirúrgica no primeiro andar, além de 16 leitos de enfermaria pré e pós-parto, cinco suítes pré-parto (humanizado), cinco salas pré e pós-parto, quatro leitos de recuperação pós anestésica e três salas de cirurgia no segundo andar.

“Para nós obstetras, essa obra é importante para as famílias de Natal e para toda a sociedade. Apesar do mundo desabando, há a seriedade do prefeito Álvaro Dias”, ressaltou o Dr. Robson Dias de Medeiros, presidente da Sociedade de Obstetrícia do RN.

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. Marcos Jácome da Costa compareceu à solenidade e fez elogios à estrutura da maternidade e ao prefeito. “É um local com toda a infraestrutura e conforto. O prefeito Álvaro Dias, além de cumprir com sua obrigação gestora, cumpre sua função como médico de estar sempre atento à saúde da população”, testemunhou.

O local ainda abriga uma sala de vacina exclusiva com os imunobiológicos da primeira infância, que os recém-nascidos devem tomar nas primeiras horas de vida, como a BCG (tuberculose) e Hepatite B.

“Esse é um momento de agradecimento ao prefeito e a toda sua equipe. Foi uma mudança maravilhosa”, comentou o diretor-geral da maternidade, Rogério dos Santos. “Parabenizo o prefeito por perceber que investir na saúde é investir na melhora de toda a sociedade”, acrescentou o Dr. Manoel Holanda, presidente da Sociedade de Pediatria do RN.

Representante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal, o vereador Preto Aquino relembrou dos investimentos feitos pela Prefeitura na área de saúde e também parabenizou o prefeito pela nova maternidade.

Investimentos

A gestão do prefeito Álvaro Dias está investindo pesado na saúde pública. Além do sucesso no combate ao coronavírus, com medidas firmes e vacinação maciça, a Prefeitura de Natal entregou o Hospital Municipal de Pediatria – Dr. Nivaldo Sereno Júnior, o Laboratório Municipal, a UBS Nova Aliança, a UBS Nordelândia é o Ambulatório TT.

A Prefeitura de Natal está realizando uma ampla reforma no Hospital dos Pescadores e na UPA da Cidade da Esperança, com programação para entrega, em breve, das Unidades Básicas de Saúde – UBSs nos bairros de: Mirassol e Dix-Sept Rosado, além das unidades de Planície das Mangueiras e Alto da Torre.

O Prefeito Álvaro Dias ainda antecipou que encontra-se em fase de planejamento a recuperação das instalações da Maternidade Leide Morais e a construção do Centro Especializado de Reabilitação – CER, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde – SMS e a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social – Semtas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s