Exatus/AgoraRN: Na disputa pro Senado, Carlos Eduardo tem 22,85% e Rogério 12,65% aponta pesquisa

O Instituto Exatus pesquisou a intenção de votos para o Senado Federal. Em todos os cenários projetados – espontâneo e estimulado, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) é o mais lembrado pelos potiguares, ficando em primeiro lugar. Na sondagem estimulada, ele tem 22,85% das intenções de votos, seguido por Rogério Marinho (PL), com 12,65% e, em terceiro lugar, pelo presidente estadual do PSB, deputado federal Rafael Motta, com 5,15%.

O ex-deputado Ney Lopes (PMB) vem logo atrás, com 2,55%; seguido por Freitas Júnior (PSOL), com 1,75% e Dário Barbosa (PSTU), com 0,75% das intenções de votos. Entre os entrevistados que responderam que votariam branco/nulo/ninguém, estão 29% dos consultados e, não sabe/não respondeu, 25,3%.

Todos os três principais nomes tiveram redução nas intenções de voto, mas as posições seguem inalteradas. Carlos Eduardo foi o que teve a maior queda: 6,85 pontos percentuais. Rogério caiu 2,55 pontos e Rafael desidratou 4,5 pontos percentuais.

Na contramão, aumentaram os que não sabem ou não quiseram responder (+ 5,2 pp) e os que pretendem votar branco ou nulo (+ 8,45 pp).

Já na sondagem espontânea, quando os eleitores citam o nome dos pré-candidatos que desejam votar, Carlos Eduardo aparece em primeiro lugar com 15,95% das intenções de votos, seguido por Rogério Marinho, com 9,15% e Rafael Motta, logo em seguida, com 4%.

Ney Lopes surge em quarto lugar, com 2,1%, Freitas Júnior com 1,15% e Dário Barbosa com 0,55%. Não souberam ou não responderam 33,3% dos eleitores consultados. Já 24,6% disseram que votariam branco/nulo/ninguém. E 9,15% dos consultados disseram que votariam em outros candidatos.

Dados

O Instituto Exatus Consultoria e Pesquisa entrevistou, entre os dias 5 e 7 de julho, dois mil eleitores sobre as intenções de voto no Rio Grande do Norte para presidente, governador e senador nas eleições de 2022, totalizando 60 municípios pesquisados. Os resultados foram avaliados sob um erro amostral de 2,1 pontos percentuais para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob números BR-02428/2022 e RN-08156/2022.

Published by

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s