Câmara de Natal debate em audiência situação do transporte público

A situação do transporte público da capital potiguar voltou ao debate na Câmara Municipal de Natal em audiência pública realizada nesta sexta-feira (8), proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT). No centro das discussões, a problemática da redução da frota e da suspensão de 24 linhas no sistema.

Brisa Bracchi enfatizou que o transporte público não acompanha o retorno das atividades presenciais. “Segue com serviço deficitário com linhas suspensas e frota reduzida. Essa audiência é um espaço para escuta, mas de esperança também. Deveríamos estar avançando no debate, mas há um comportamento autoritário da parte das empresas que não obedecem ordens de serviço da Prefeitura, nem decisões judiciais. Por isso, entendemos que é preciso se mobilizar porque essa discussão não é de hoje e cada vez fica pior do que já se imaginava”, declarou a propositora.

Presente à audiência, o representante da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) da cidade, Tácio Cavalcanti, disse que desde 2020 as empresas de ônibus já devolveram 28 linhas e a pasta conseguiu reverter 4. “Estamos trabalhando para conseguir reverter mais. Ainda não conseguimos chegar ao número de passageiros de antes e por isso há dificuldade em colocar em circulação a frota de antes. Também estamos reavaliando a questão do edital de licitação, que prevê uma tarifa futura e tivemos que recalculá-la para que não volte a dar deserta” disse ele. A previsão é de que, no mínimo, em 120 dias o edital seja lançado.

Sobre a suspensão das linhas, a deputada federal Natália Bonavides (PT) ingressou com uma ação e conseguiu que a justiça determinasse o retorno das linhas de ônibus que foram retiradas de circulação pelas empresas de ônibus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s