Nova pesquisa presidencial aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro no limite da margem de erro; veja números

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38,9% das intenções de voto para a Presidência da República no 1º turno contra 30,9% do atual ocupante da cadeira Jair Bolsonaro (PL). Os dados fazem parte do levantamento divulgado nesta 4ª feira (9.mar.2022) pela empresa Paraná Pesquisas. Levantamento do PoderData realizado de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022 mostra que o petista tem 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marca 32%.

Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) disputam o 3º lugar, empatados na margem de erro. Aparecem, respectivamente, com 7,4% e 6,8%.

A pesquisa foi realizada pela Paraná Pesquisas de 3 a 8 de março de 2022. Foram 2020 entrevistas presenciais, com pessoas de 16 anos ou mais em 164 municípios das 27 unidades da federação. O levantamento foi pago pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda, no valor de R$ 100.000,00.

Foi considerada uma amostra de eleitores do pleito de 2020 para ponderar as estratificações de sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar e região. No mínimo, 20% das entrevistas foram auditadas simultaneamente à sua realização, segundo a empresa. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06682/2022.

No 1º cenário avaliado, João Doria (PSDB) aparece em 5º lugar com 2,2% das intenções. O atual governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) marca 1,3%.  Os demais candidatos da “3ª via” têm menos de 1%. André Janones marca 0,7%, enquanto Simone Tebet, 0,4% e Alessandro Vieira, 0,1%.

2º TURNO
Nos 2 cenários testados com o ex-presidente Lula, ele vence:

Lula X Bolsonaro — o petista tem 46% e o atual presidente marca 37,3%. Brancos e nulos são 13,2%. Os que não sabem ou não responderam foram 3,5%;

Lula X Moro — o ex-presidente aparece com 45% das intenções de voto contra 28,1% do ex-juiz. Os que votam branco ou nulo são 22,9%, enquanto os que não sabem ou não responderam são 4%.

A pesquisa também testou eventual 2º turno entre Jair Bolsonaro e Sergio Moro. O chefe do Executivo aparece com 37,7% contra 29,2% de Sergio Moro.

PODERDATA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 40% das intenções de voto em 1º turno para a Presidência da República contra 32% do atual ocupante da cadeira, Jair Bolsonaro (PL). O dado foi revelado por pesquisa PoderData realizada de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022.

Em seguida vêm Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 6%. Os 2 estão tecnicamente empatados, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais da pesquisa.

O PoderData também testou nesta rodada o nome do governador gaúcho Eduardo Leite, que perdeu as prévias do PSDB para João Doria, mas está para entrar no PSD e disputar o Planalto. Leite hoje empataria com Doria e André Janones (Avante), ambos com 2%; e com Simone Tebet (MDB), com 1%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não teve menções suficientes para pontuar.

O PoderData decidiu retirar da lista de pré-candidatos na simulação de 1º turno os nomes de Alessandro Vieira e de Rodrigo Pacheco. No caso de Vieira, ele é senador por Sergipe e filiado ao Cidadania, sigla que acaba de fechar um acordo para formar uma federação com o PSDB. O PoderData avalia que, no cenário atual, os partidos devem ir adiante com a candidatura de João Doria (PSDB) –embora Vieira mantenha sua pré-candidatura ao Planalto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s